LIVRECANTO

BREVE HISTÓRICO


Formado por quatro ex-integrantes do grupo Vocalise, que gravou o elogiadíssimo CD “Tudo é Coisa Musical” em 2004, sendo também semi-finalista do 8º Prêmio VISA de Música Brasileira, edição vocal, em 2005 e indicado para o Prêmio TIM de música Brasileira em 2006, o LIVRECANTO traz os arrojados arranjos vocais de Ivan Azevedo e a direção musical de Beth Dau.  Integram o grupo os cantores Fabíola Farias e Marcus Aurelius.       
O grupo nasceu de trabalhos da maestrina Solange Pinto Mendonça, regente de importantes corais no cenário musical carioca como o Coral Harmonia, Coral do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, Orfeão Carlos Gomes do Instituto de Educação do Rio de Janeiro e do Coral Harte Vocal.  Após se desvincularem do Vocalise no ano de 2006, o grupo retoma seu trabalho musical agora como quarteto. A sonoridade e o esmero no trabalho de interpretação de cada música executada pelos corais dirigdos por Solange deu aos integrantes do LIVRECANTO um senso estético único que se reflete de maneira inequívoca em tudo o que fazem, seja em grupo ou individualmente.

OS CANTORES

Beth Dau, atual diretora musical do quarteto, também foi integrante do Harte Vocal e passou por diversos grupos vocais e instrumentais, pois além de cantora é violista. Integrou a Orquestra Itiberê Família, onde gravou o CD “Calendário de Som”, com obras de Hermeto Pascoal, dirigida por Itiberê Zwarg, contrabaixista do grupo de Hermeto. Este, por sua vez, convidou-a para o seu recente disco “Mundo Verde Esperança”, onde ela atua em praticamente todas as faixas mostrando não só sua musicalidade, mas seu incrível registro vocal. Hoje ela canta no Coro de Câmera Pro Arte, que é dirigido pelo também competentíssimo maestro Carlos Alberto Figueiredo. 
Ivan Azevedo, oriundo do Coral do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht nos idos anos 80, tendo integrado também nessa época o Coral Harmonia, onde iniciou seus conhecimentos musicais, foi integrante do Harte Vocal e o fundador do Vocalise, tendo sido seu diretor musical até seu afastamento em 2006, bem como responsável pela maioria dos arranjos vocais e transcrições executadas pelo grupo. Hoje canta, juntamente com Beth, no Coro de Câmera Pro Arte, grupo do qual fez parte também nos anos 90. 
Marcus Aurelius, contemporâneo de Ivan Azevedo no Coral Harmonia, teve passagens por diversos corais cariocas. Anos mais tarde integraria o Harte Vocal e também o Vocalise, graças ao seu registro vocal peculiar (uma fabulosa extensão tanto para o grave quanto para o agudo). 
Fabíola Farias, oriunda do Orfeão Carlos Gomes do Instituto de Educação do Rio de Janeiro e do Harte Vocal nos anos 90, foi outro nome do Vocalise e também fundadora do grupo.